victoria

Servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) se reuniram esta semana com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para discutir propostas e parcerias para o Projeto Turismo do Saber. Com o intuito de expandir o alcance das ações, a equipe técnica da Semtur teve a oportunidade de detalhar aos representantes de empresas associadas ao Ciee a modalidade Turismo do Saber Social, que beneficia jovens e adolescentes atendidos por projetos sociais da Semas.

A partir da exposição dos objetivos e interesses da Semtur, os participantes do encontro puderam entender de que modo podem contribuir para o crescimento da ações de capacitação desses jovens, muitos dos quais em situação de vulnerabilidade – e desse modo gerar oportunidades profissionais para que eles possam ingressar no setor do Turismo.

Segundo a coordenadora do projeto Ana Cecília Corado, é fundamental para o Turismo do Saber firmar novas parcerias, assim como reafirmar as já existentes. “O Turismo do Saber social é visto como uma importante etapa na capacitação desses jovens, já que eles podem ter acesso a informações específicas do setor e posteriormente se tornarem profissionais qualificados e absolvidos pelo mercado de trabalho. Desse modo, é muito importante que as empresas parceiras conheçam o perfil desses jovens e busquem inseri-los no trade ”, afirmou.

O Turismo do Saber Social contempla, este ano, cerca de 250 adolescentes atendidos pelas Casas de Passagem e Centro de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A modalidade é uma das três frentes do projeto Turismo do Saber, que conta também com o Turismo do Saber na Escola e o Turismo do Saber Profissional.

O projeto é realizado pela Semtur em parceria com as Secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

A iniciativa também conta com o apoio da Luck Receptivo, Senac, Sesc, Sebrae, Restaurante Massagueirinha, Parque Shopping Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Associação Comercial de Maceió, além de Faculdade Estácio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL).

Luiz Rios/ Ascom Semtur